Neotis Sistemas. 41-3523-8200
Rua Treze de Maio, 46 – Centro – Curitiba (PR) 80020-270
Atualizado em: 26/11/2015
Com o objetivo de organizar e controlar as pesquisas agropecuárias, a Agrotis Agroinformática, em parceria com a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) e outras empresas, lançou um novo sofware, o AgroGenesis.
“Esse aplicativo é um sonho antigo da Agrotis. Sempre tivemos vontade de produzir um software voltado às pesquisas agropecuárias. A Agrária é nossa cliente há 24 anos e conhecíamos essa demanda da FAPA. Desta forma, juntamos as ideias da Agrotis e as necessidades da FAPA e fomos desenvolvendo o AgroGenesis”, conta o engenheiro agrônomo e diretor da empresa, Manfred Leoni Schmid.
Segundo ele, hoje, o agricultor “é bombardeado com inúmeros produtos, existe muitos fertilizantes, defensivos agrícolas, fungicidas, inseticidas, várias opções de máquinas agrícolas e centenas de cultivares. E o produtor se pergunta: o que é melhor para minha propriedade, para minhas condições agrícolas? E as pesquisas e experimentações vem para resolver esse problema”.
Schmid também destaca que, por outro lado, a FAPA, parceira da Agrotis, cresceu muito, assim como outras fundações de pesquisas. Essas fundações têm novas demandas, principalmente na padronização das pesquisas. “Atualmente, a FAPA está com mais de dez pesquisadores, por isso as pesquisas precisam ser padronizadas, sistematizadas. É fundamental manter a governança para trabalhar as principais demandas deste grupo, afinal pesquisas agropecuárias são caras. Desta forma, precisam ser analisadas e selecionadas com critério”.
O AgroGenesis permite ao usuário analisar as demandas de pesquisa, com workflow para decidir quais serão executadas; organizar as pesquisas em protocolos, onde o pesquisador irá planejar todas as etapas, os ensaios, o delineamento estatístico a ser seguido, controlando os recursos necessários e gerando uma agenda das atividades; gerar croquis de campo e etiquetas das parcelas, com QR-Code para leitura eletrônica; realizar as leituras necessárias com smarthphone de alta resistência, que sincroniza automaticamente com o AgroGenesis; estruturar as planilhas de resultado para as análises estatísticas; armazenar o resultado da pesquisa, gerando informes técnicos, laudos, trabalhos científicos, painéis ou teses.
Para pesquisas de melhoramento de plantas, o AgroGenesis permite o controle de todas as linhagens trabalhadas, mantendo detalhes completos, desde os cruzamentos, os avanços de geração até o material estabilizado. Acompanha os ensaios safra a safra, principalmente detalhando os ensaios finais de lançamento de cultivares, como VCU, DHE e ensaios em rede.
O aplicativo também organiza o banco de germoplasma, controlando todo o material lá depositado, com etiquetas para leitura eletrônica, controle de localização e validade do material.
Schmid ressalta que o AgroGenesis tem uma função muito importante porque disponibiliza as pesquisas para os produtores. “Muitas vezes, as pesquisas ficam somente em um artigo científico e não chegam ao produtor. Então uma das funções do software é essa: fazer com que o produtor tenha acesso a esses materiais e a qualquer momento, em uma biblioteca virtual, podendo visualizar todos os resultados”.
Os cooperados da Cooperativa Agrária não precisão adquirir o software, pois no portal do cooperado poderão ter acesso livre ao AgroGenesis, acessando de qualquer lugar, já que ele fica disponível em uma nuvem.
Assista o vídeo de lançamento:https://youtu.be/6j5tTs-V1xU